Construindo um bom relatório!

Os relatórios são formas práticas de avaliar o que acontece no sistema, mas para que eles sejam válidos e precisos é necessário manter um cadastro de produtos organizado e bem elaborado.

Para auxiliar vocês, vamos descrever uma boa pratica para a nomenclatura do produto em nosso sistema paraobter uma boa organização e por consequência um bom relatório.

Temos em nosso sistema os seguintes parâmetros, departamento, grupo, subgrupo, marca, cor, linha, referência e a classe. A combinação deles forma a descrição do produto e eles são o norte para que os relatórios sejam emitidos.

A ordem padrão para formação do nome do produto é: grupo, subgrupo, marca, cor, linha e a referência.

Vamos entender o que cada parâmetro faz:

Departamento: Esse é definido de modo mais abrangente possível, podemos colocar aqui a separação das várias seções da loja. Temos como exemplo CALÇADOS, CONFECÇÕES, CAMA MESA E BANHO, ELETRÔNICOS, COZINHA e assim por diante.

Grupo: Aqui começamos a deixar a pesquisa mais fina, dentro do grupo podemos colocar, supondo que estamos usando o departamento calçados, TÊNIS, SAPATILHAS, CHUTEIRAS, etc.

Subgrupo:  Seguiremos o exemplo de calçados para termos um raciocínio completo de como funciona, tudo bem? Bem aqui vamos separar os tênis em seus respectivos tipos, TREKKING, CORRIDA, SKATE, e tantos outros quanto você desejar.

Marca: Dispensa comentários. Mas vamos usar a NIKE como exemplo.

Cor: A cor pode ser composta, por exemplo PRATA/PRETO ou simples, CINZA. O importante aqui é colocar a cor mais marcantes do produto.

Linha: Podemos definir a linha na qual o produto pertence SHOX,  AIR MAX entre outras da marca Nike. Dentro de confecções podemos colocar da seguinte forma INVERNO 2018, PRIMAVERA / VERÃO 2019, ou abreviado como melhor couber no seu entendimento.

Referência: Esse parâmetro é aberto para digitação e  forma que cada empresa tem de identificar o seu produto.

Classe: A classe faz referência ao tamanho do produto, no caso dos calçados, que estamos usando com o exemplo, podemos ter classe INFANTIL que vai do número 1 ao 34 e ADULTO que encontra-se dentro do 35 ao 45.

Com tudo isso em mente, vamos ver como ficaria nosso produto cadastrado.

TÊNIS SKATE NIKE PRATA/PRETO AIR MAX REFERÊNCIA.

Temos um nome coeso e bem definido, fácil de localizar nos relatórios e  de fácil entendimento. Dentro desse exemplo, podemos saber quantos calçados da cor cinza foram vendidos ou comprados, quantos Nike Shox foram vendidos no ultimo mês.

Lembrem-se que esse é um exemplo de como você pode proceder, o limite aqui é sua criatividade desde que obedeça cada critério.

Estamos a disposição para qualquer dúvida que venha surgir.